sábado, 25 de janeiro de 2014

Leituras...


    




    Uma das minhas últimas leituras, Demian de Hermann Hesse. Teria muito mais citações que me marcaram, porém são profundamente íntimas e ainda estão causando efeitos em mim que ainda não sei bem qual seria. Uma leitura curta, pois o livro não é tao grande, disponível também em pdf, li pelo celular, amando essa tecnologia..kkk! pois tem como destacar e fazer anotações. Boa leitura!
           Trechos d livro:

     "Quem quiser nascer tem que destruir um mundo" — eis a mensagem — destruir no sentido de romper com o passado e as tradições já mortas, de desvincular-se do meio excessivamente cômodo e seguro da infância para a conseqüente dolorosa busca da própria razão de existir: ser é ousar ser —"

    "Queria apenas tentar viver aquilo que brotava espontaneamente de mim. Porque isso me era tão difícil."

  "Homem algum chegou a ser completamente ele mesmo; mas todos aspiram a sê-lo, obscuramente alguns, outros mais claramente, cada qual como pode."

    "Quando temos medo de alguém é porque demos a esse alguém algum poder sobre nós"

     "A gratidão não é, em geral, uma virtude em que eu creia firmemente; seria um erro exigi-la de uma criança"

       "Hoje sei muito bem que nada na vida repugna tanto ao homem do que seguir pelo caminho que o conduz a si mesmo"

         "as novas interpretações de Demian ameaçavam derrubar em mim conceitos que não me era fácil abandonar. Não, não se podia brincar assim com tudo, mesmo com as coisas mais sagradas"

       "Mas vejo também que nunca viveste completamente aquilo que pensas, e isso não é bom. Somente as idéias que vivemos é que têm valor. Percebeste que o "mundo permitido" era apenas a metade do mundo, e trataste de ocultar a outra metade, como fazem os religiosos e os professores. Jamais o conseguirás! Ninguém o consegue, a partir do momento em que haja começado a pensar"

     "proibido" não é, pois, eterno, e sim sujeito a mudanças"

     "vida de libertino é uma das melhores preparações para o misticismo.Sempre são indivíduos como Santo Agostinho que logo se tornam videntes. Também ele começou entregando-se ao prazer"

Nenhum comentário:

Postar um comentário