quarta-feira, 4 de abril de 2012

Esperando sem saber bem o que...



Nós estamos sempre esperando a vida mudar...

Nunca alcançamos o nosso objeto de desejo, pois o tempo e o lugar mudam  frequentemente...

Todo mundo espera algo, alguns esperam por Godot, que pode ser qualquer coisa ou pessoa pra mim e ser outra pra você...

Esperam receber um coração, como o homem de lata...
Ou por um cérebro para que possa pensar, como o espantalho...
Ou coragem como o grande leão...
Ou simplesmente voltar para casa, para a realidade normal da sua antiga vida...

Nessa busca o caminho para eles é ir ao encontro do grande mágico, para que realizem seus pedidos, seus desejos...

A frustração ocorre quando se encontra esse grande mágico e se descobre que ele nada pode fazer por eles, se tornando uma farsa, o engraçado que essa própria idealização foi uma projeção deles e não do mágico, que simplesmente continuou a historia forjada por cada um.

E ao final entrega-se o que cada personagem pensa que precisa, o coração, o cérebro e a coragem. Mentindo pra eles, entregando algo sem efeito nenhum na prática, mas que com a fé, eles tornam aquilo o objeto o qual eles realmente precisavam, sendo que todos já tinham, o homem de lata, possuía o coração mais gentil de todos, o espantalho possuía as idéias mais geniais e o leão ao enfrenta seu medo, assumindo que tem medo,  não é um sinal de covardia e sim de bravura, num país onde todos se escondem atrás de mágicos e da pluralidade, a individualidade não se encaixa.

Acreditavam que não possuíam por terem dado ouvidos a todos os outros. A fé nos move a irmos atrás daquilo que acreditamos precisar, na caminhada fazemos os nossos rituais, orações, rezas, encontramos batalhas, paz, amigos e inimigos...

Mas continuamos, por que a vida é um circulo, que na maioria das vezes não tem sentido nenhum, ainda mais quando queremos simplificar tudo, inclusive contando historias para crianças, como no conto o Mágico de Oz, que está bem além de verdades infantis. 


Suy Melo

2 comentários: