terça-feira, 9 de agosto de 2011

Ouvir liberta...falar também...


"Eu escuto:
Eu renuncio a todo poder como esqueço todo saber.
Eu não me privo de nenhuma função, eu não sirvo nenhuma causa.
Eu não seduzo, nem forço.
Eu deixo o outro falar sua língua, sua vida, sua liberdade.
Eu me abstenho de todo julgamento, de tudo que seria definição do outro.
Eu me restrinjo à expressão do outro.
Eu deixo o outro se calar
E sem uma palavra eu lhe digo:
Deixe-me também me calar com o teu silêncio.
Eu deixo dizer o que quer dizer e não descarto nada.
E se eu falo, é somente para acompanhar o outro, 


é para interrogar sobre o que ele disse, sem colocar interpretação, 


sem sugerir uma sequencia.
E então assim, eu compreendo um pouco.
Mas eu calo sobre o que compreendi.
E então assim o outro compreende um pouco.
Ele avança, ele mesmo, por ele mesmo,
E eu me regozijo em silêncio." (Six, 2007, 159).

         Simplesmente ouvir o outro, de forma inteira, não para aconselhar ou influenciar na mudança, mas permitir que ele se ouça, e ele mesmo consiga encontrar a resposta para o seu conflito, não para julgar, mas para ouvir o outro verdadeiramente, quando isso acontece eu também me ouço, me reconheço, aprendo.
         Quando percebo que o outro encontrou a resposta, pelo simples ato de falar e se ouvir, pois quem fala se ouve ao mesmo tempo, entro em estado de graça, e não faço mais cara de paisagem, sim de felicidade, é aquele papo da bíblia que a palavra é como espada de dois gumes,corta dos dois lados, tanto serve pra quem está falando como pra quem ouve.
        O poema foi tirado de um artigo que estava lendo, sobre mediação de conflitos, com as novas tecnologias, os novos conflitos, temos que procurar outros meios para ajudar as pessoas, chega um momento que os métodos antigos não servem mais, inclusive no meio evangélico, evangelizar uma pessoa dizendo que se ela não aceitar a Cristo ela vai para o inferno, não gera mais os resultados esperados, as pessoas precisam de alguém que as escutem...Precisam reconhecer a fé e o amor que existe em nós, não em que acreditamos e no que elas não acreditam...
          É uma das possibilidades ser mediador de conflitos,ao invés de instigar e procriar mais conflitos, é uma das possibilidade ser propagador de cura e transformação em outras vidas e na sua própria...

                                                                                               Suy


Nenhum comentário:

Postar um comentário